sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

MOVIMENTO PRAIA LIMPA

Quem ama Rio das Ostras e se preocupa com a preservação ambiental não pode ficar de fora do Movimento Praia Limpa, que já conquistou moradores e turistas de todas as idades neste Verão. A próxima ação do projeto será no sábado, 29 de janeiro, às 9h, na Praia de Costazul. Neste dia, a equipe do Núcleo de Educação Ambiental (NEAM) e jovens da cidade farão a distribuição de sacolas biodegradáveis de lixo e vão orientar a população quanto à limpeza das praias e da cidade.
         O Neam reúne técnicos da Secretaria de Educação e de Meio Ambiente. Os profissionais estão mobilizando grupos em prol da limpeza do litoral.
         No último sábado, alunos do curso de Segurança do Trabalho da Riopetro participaram da ação, que aconteceu nas praias do Centro e do Cemitério. Aproveitando o grande movimento na orla durante essa temporada, o Núcleo promoveu outra ação nesta quinta-feira, 27. Dessa vez, quem “vestiu a camisa” da preservação das praias foram os idosos do Feliz Idade, projeto da Secretaria de Bem-Estar Social, que percorreram as praias do Centro, Cemitério e da Tartaruga.
         A carioca Renata Santos sempre visita a cidade e aprovou a iniciativa. “Rio das Ostras é uma cidade linda. Todos têm que colaborar para manter essa beleza”, disse a turista.
         Além das belezas naturais, o movimento Praia Limpa também se destina à preservação da vida dos seres marinhos e da qualidade da água.
         COSTAZUL – No sábado, o grupo vai percorrer a Praia de Costazul, distribuindo as sacolas de lixo e sensibilizando os banhistas. Os alunos do curso Riopetro vão participar da ação e, junto com os técnicos da Prefeitura, também divulgarão os serviços gratuitos de recolhimento de lixo doméstico, entulhos e galhadas do município.
Representantes da MARE também estão presentes apoiando a iniciativa.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

domingo, 23 de janeiro de 2011

Documentário: O mundo macro e micro do mosquito Aedes Aegypti

Atualmente, os olhares sobre o Aedes aegypti são voltados para o seu papel como transmissor da dengue. Muito se conhece dos hábitos e do ciclo biológico desses mosquitos. Porém, pouco dessas informações chegam à sociedade e, para controlar a reprodução do vetor é preciso conhecer. No documentário O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti para combatê-lo é preciso conhecê-lo são apresentadas imagens reais e virtuais que descrevem o ciclo de vida do Aedes aegypti. O documentário foi produzido pelo Setor de Produção e Tratamento de Imagem do IOC.
Para mais informações visite o PORTAL FIOCRUZ

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Apoio a Região Serrana

Convidamos a todos para nos reunir no dia 18, terça feira, para iniciarmos uma corrente de apoio a nossa região serrana. Comecem a reunir: água , produtos de higiene, toalha, lençol, travesseiro,sandália tipo havaiana e roupa íntima. Estaremos na sede da Natação no Mar, que fica na entrada da Boca da Barra, das 7:00 as 19:00 horas. Todos juntos somos fortes.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Salve as abelhas... e o PLANETA!

As abelhas estão morrendo em todo o mundo, colocando em perigo a nossa cadeia alimentar.
Os cientistas culpam os agrotóxicos e quatro governos europeus já os proibiram.
Se conseguirmos que os EUA e a União Europeia se unam à proibição, outros governos ao redor do mundo poderão seguir o exemplo e salvar da extinção milhares de abelhas.
Assine a petição clicando aqui e encaminhe este apelo urgente.
Abelhas não fazem apenas mel, elas são uma força de trabalho gigante e humilde, polinizando 90% das plantas que produzimos.
Vários estudos científicos mencionam um tipo de agrotóxico que contribui para o extermínio das abelhas. Em quatro países Europeus que baniram estes produtos, algumas populações de abelhas já estão se recuperando. Mas empresas químicas poderosas estão fazendo um lobby pesado para continuar vendendo estes venenos. A única maneira de salvar as abelhas é pressionar os EUA e a União Europeia para eles aderirem à proibição destes produtos letais - esta ação é fundamental e terá um efeito dominó no resto do mundo.
Não temos tempo a perder - o debate sobre o que fazer está esquentando. Não se trata apenas de salvar as abelhas, mas de uma questão de sobrevivência. Vamos gerar um zumbido global gigante de apelo à UE e aos EUA para proibir estes produtos letais e salvar as nossas abelhas e os nossos alimentos. Assine a petição de emergência agora, envie-a para todo mundo, nós a entregaremos aos governantes responsáveis:
As abelhas são vitais para a vida na Terra - a cada ano elas polinizam plantas e plantações com um valor estimado em US$40 bilhões, mais de um terço da produção de alimentos em muitos países. Sem ações imediatas para salvar as abelhas, muitas das nossas frutas, legumes e óleos preferidos poderão desaparecer das prateleiras.
Nos últimos anos, temos visto um declínio acentuado e preocupante a nível global das populações de abelhas - algumas espécies já estão extintas e semana passada ficamos sabendo que algumas espécies nos EUA chegaram a 4% da população normal. Cientistas vêm lutando para obter respostas. Alguns estudos afirmam que o declínio pode ser devido a uma combinação de fatores, incluindo doenças, perda de habitat e utilização de produtos químicos tóxicos. Mas cada vez mais novos estudos independentes produzem fortes evidências que os culpados são os agrotóxicos neonicotinóides. A França, Itália, Eslovênia, e até a Alemanha, sede do maior produtor do agrotóxico, a Bayer, baniram alguns destes produtos que matam abelhas. Porém, enquanto isto, a Bayer continua a exportar o seu veneno para o mundo inteiro.
Este debate está esquentando a medida que novos estudos confirmam a dimensão do problema. Se conseguirmos que os governantes europeus e dos EUA assumam medidas, outros países seguirão o exemplo. Não vai ser fácil. Um documento vazado mostra que a Agência de Proteção Ambiental dos EUA já sabia sobre os perigos do agrotóxico, mas os ignorou. O documento diz que o produto da Bayer é "altamente tóxico" e representa um "grande risco para os insetos não-alvo (abelhas)".
Temos de fazer ouvir as nossas vozes para combater a influência da Bayer sobre governantes e cientistas, tanto nos EUA quanto na UE, onde eles financiam pesquisas e participam de conselhos de políticas agrícolas. Os reais peritos - apicultores e agricultores - querem que estes agrotóxicos letais sejam proibidos, a não ser que hajam evidências sólidas comprovando que eles são seguros. Vamos apoiá-los agora. Assine a petição abaixo e, em seguida, encaminhe este alerta:
Não podemos mais deixar a nossa cadeia alimentar delicada nas mãos de pesquisas patrocinadas por empresas químicas e os legisladores que eles pagam. Proibir este agrotóxico é um caminho necessário para um mundo mais seguro tanto para nós quanto para as outras espécies com as quais nos preocupamos e que dependem de nós.
Recebido de Avaaz.org em 07/01/2011.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Trabalhando na sede da NATACAO NO MAR
Aulas de artesanato `a comunidade dezembro de 2010

Depoimento:Suzana Pizorno

Foi muito bom estar  com voces!
Quando a gente começa a ver os filhos tomarem seus rumos, as portas dos quartos ficarem fechadas uma a uma, a casa fica arrumada por mais tempo, ja não tem aquela "VIDA".
A" VIDA" que existe no meio dos brinquedos espalhados, nas roupas jogadas no banheiro, a toalha que ficou caida, o tênis que ficou sujo,a sunga que ficou esquecida lá no chuveiro do jardim, os pés de pato e máscaras ainda com sal no sol. A prancha ainda com areia não voltou a ser pendurada. Tem aquela moto no meio do caminho tirando metade do espaço da garagem.  As "bici"com pneus furados precisando ser trocadas de lugar para a faxina... tudo isso era “bronca e  vida” que  escapou  sem  me dar conta. O tempo e' implacável pois com a falta de tudo isso aparecem dores, um dia aqui outro dia ali, outro dia o mundo gira mais do que carrocel no parque, apesar de estar apenas deitada na cama.Tudo gira num instante, ou durante muitos outros instantes... e quando a gente vê no rodar deste tempo...ele se foi , passou ...tudo vivido intensamente mas se foi…
Agora, se tem um pouco mais de pó nos livros azar deles. Quero nadar...quero sentir que vou vencendo cada dia um pouco mais. Esse tanto mais de desafio faz colorir nossas vidas. Não estamos mais isolados temos que fazer um chocolate para animar o pessoal a fazer o tapete de sal, temos que inventar uma sopa que não leve carne para o "profi"  vegetariano, ele merece esta atenção. Ainda teremos muita batalha para ajudar nosso planeta com nossa preocupação de cada dia de gerar menos lixo, de reciclar, de conscientizar a garotada , engajar nosso visinhos na coleta seletiva de lixo e porque não a cidade toda? Aos pouco vemos que temos muita importância e responsabilidade nestes anos que fomos abençoados a viver." Velho e' o seu preconceito", pois por dentro apenas somos jovens há mais tempo.
"NATAÇÃO NO MAR"  foi mais uma benção que recebemos nesta caminhada da vida. Aqui fica nosso  carinhoso agradecimento e admiração a esta equipe que nos proporciona viver estes momentos de tanta energia positiva.
Um beijo bem no coração de todos vocês meus "profis" e muito mais que isso, AMIGOS.!
                      Suzana Altmayer de Pizzorno    30/05/08