domingo, 24 de outubro de 2010

ORIGEM E FORMAÇÃO DO SOLO

O solo é uma camada mais superficial da crosta terrestre,onde se desenvolve muitas plantas e vive uma grande variedade de animais.
Esta camada,o solo, não é muito profunda;tem,em média, trinta centimetro de espessura.
Ela vem se formando há milhões de anos, com o acúmulo de pequeníssimas partículas, formadas pelo desgaste das rochas, que formam se misturando com os restos de animais e plantas.
O solo é constituido de duas partes:
A primeira é uma camada geralmente escura, que fica bem em cima e é composta pela mistura de restos de animais e vegetais, formando a parte orgânica do solo ou húmus;
a outra, contendo areia, calcário e argila, forma a parte mineral do solo, juntamente
com a água e o ar.
Muitos solos podem ser formados pelo transporte de sedimentos levados pelo vento, chuva
ou pela águas do rios, como as dunas e as terras de aluvião.
Quando o solo é originado da própria rocha matriz é chamada de autóctone e quando é formado através do transporte de sedimentos é chamado de alóctone.
Logo abaixo do solo, aparece uma camada mais profunda e espessa, que é o subsolo.

COMPOSIÇAO E TIPOS DE SOLO

O solo é originado de uma rocha matriz, pois inicialmente na crosta terrestre só havia rocha. Com o tempo e sob a ação do calor, do vento e da água, ela foi se desgantando e formando uma parte mineral(areia, calcário e argila) e uma outra parte orgânica(húmus restos de animais e vegetais em decomposição.

Quando um certo elemento, que compõe o solo, existe em maior quantidade que os demais, caracteriza o tipo do solo.

SOLO ARENOSO

O solo chamado arenoso possui uma quantidade maior de areia do que outros componentes. Este solo, por ser formado em grande parte de grãos de areia, deixa espaços entre os grãos, proporciona uma passagem maior de água e circulação de ar, sendo assim muito permeável.
Os solos arenosos, sendo bastante permeável, são pobres em vegetação, pois não fornecem as substâncias necessárias à maioria das plantas, como principalmente a água.
É por esta razão que somente algumas plantas se adaptam a este tipo de solo, como os coqueiros, as palmeiras e certos tipos de capim, por possuirem raizes profundas.

SOLO ARGILOSO

Já os solos argilosos, onde os grãos são bem menores que os grãos de areia, retêm mais água, isto é, são pouco permeáveis e bem menos arejados, porque os espaços são menores dificultando o escoamento de água e a entrada de ar.
Quando estes solos secam, racham-se e arrabentam as raízes das plantas, consequentente matando-as. O solo argilosos não é bom para o cultivo de determinados
vegetais, mas alguns se dedenvolvem bem, como o cafeeiro.

SOLO HUMÍFERO

Outro tipo de solo é o hunífero, que tem um aspecto escuro, o que demonstra a existência de matperia orgânica, o húmus, tornando este solo fértil. No solo humífero
vivem seres vivos microscópicos, quer dizer, tão pequeno que só podem ser vistos pelo
microcópio, que transformam os nutrientes, ou melhor, substâncias presentes no solo, para serem utilizadas pelos vegetais na sua nutrição. O Húmus é muito bom para o cultivo de plantas em geral e para a jardinagem. Além de saeres vivos microscópio, podemos encontrar outros pquenos animais, como minhoca, tatuzinhos de jardim e outros.

CALCÁRIO

É um componente fundamental no solo pois, além de um bom nutriente, corrige a acidez do solo, que é prejudicial ao desenvolvimento do solo.


OBS: Tendo observado todos estes processos voce terá um solo pronto para o cultivo de uma bela horta e jardim.
Uma forma extremamente necessária nos dias de hoje, quando normalmente enchemos nossos quintais de calçadas, tornando o solo impermeável, o que, com certeza, contribuirá para a falta de àgua e as enchentes.

4 comentários:

  1. obrigada acgo q vou tirar total na prova

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. bom so podiA SER UM POUQUINHO MAIS RESSUMIDO VALLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    ResponderExcluir